Bracelete Ptolemy I – Vermeil

O Bracelete Ptolemy é uma escultura biomórfica desenhada especialmente para o pulso. O bracelete brinca com a dualidade do metal e do vazio, somado aos planos e ângulos delineadores que criar o contraponto construtivo da forma abstrata orgânica.

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O Bracelete Ptolemy é uma escultura biomórfica desenhada especialmente para o pulso. O bracelete brinca com a dualidade do metal e do vazio, somado aos planos e ângulos delineadores que criar o contraponto construtivo da forma abstrata orgânica.

O bracelete é inspirado nos trabalhos da série de esculturas Ptolomy de Arp, os quais incorporam uma reflexão interior do próprio artista.

Ptolomeu I (1953) é caracterizado por um impulso expansivo que é fortemente reduzido.

Em uma das possíveis interpretações de Ptolomeu III de 1961, as formas interiores centralizadas lembram um crânio e, portanto, serve como memento mori – uma representação artística da inevitabilidade da morte. Pela simetria bilateral interrompida, em que a parte inferior vista da esquerda está um pouco fora de alinhamento, evoca a postura do grego arcaico Kouri. Logo, oscilação entre a figura, o crânio e o vazio, implica uma ascensão para outro reino. Em outras palavras, a união do eu com o eterno. A transcendência do material para o espiritual.

Peso 0.4 kg
Dimensões 23 × 15 × 7 cm

A Coleção VI nasce em um momento complexo. Cercados por notícias não favoráveis e reclusos em nossos pensamentos, é difícil manter o equilíbrio. Não é por acaso que o livro I Ching cai em mãos em meio ao processo criativo e surgem fortuitamente formas circulares com a simetria de ouro.

A ideia de equilíbrio na dualidade do feminino e masculino é o ponto central do I Ching.

Nele feminino e masculino (Yin Yang) são representados pela mãe, filha mais velha, filha do meio e filha mais nova e, pelo pai, filho mais velho, filho do meio, filho mais novo, respectivamente. Cada um representa os processos de mutações da natureza e combinadas formam os 64 hexagramas e seus conhecimentos milenares.

Através de frases simples de ensinamentos complexos, o equilíbrio na dualidade se torna ponto central dos conhecimentos do livro. Preconiza a aceitação na mudança e do ciclo de transmutação de uma força (Yin Yang) em outra.

O tema encaixa perfeitamente com o momento do mundo e, como inserida nele, da marca.

Estamos vivendo uma dualidade complicada, especialmente experimentada pela ideia do virtual-real. Negamos e nos afastamos do coletivo, porém continuamos partes interconectadas, integrando o processo da constante mudança. Do mesmo modo, nos sentimos sufocados pela tecnologia e pela pressão das demais pessoas virtuais. Porém, não vemos nossas vidas longe das telas e é quase impossível não nos conectarmos através de avatares virtuais.

Logo, o encontro do equilíbrio deixa de ser uma vontade, passando a ser uma necessidade para a integridade mental.

Basilada por essas ideias, a POES, como um organismo vivo que é, reavalia seus propósitos.

A Coleção VI é o resultado da mudança. Mudamos e repensamos processos para alinharmos ainda mais ao nosso propósito de trazer uma marca com menor impacto ecológico possível. Bem como, mudamos as formas para se alinharem o momento da marca, mais minimalista na forma e no lifestyle.

A estética da coleção, por sua vez, parte das ilustrações I Ching 64 Hexagrams Sequence criada em 1974 por de Lee Ungno. Ungno enfatiza a ideia primária do I Ching no equilíbrio e harmonia dentro dos padrões de mudança. Enquanto na forma, referencia a caligrafia tradicional e traz à tona pinturas abstratas orgânicas.

O abstracionismo nas formas, caminha até as obras de Jean Arp.

Arp, por ele mesmo é pura dualidade, transitava entre a completa loucura e uma sanidade pacífica. Dualidade que talvez tenha lhe trazido uma afinidade maior à mudança, dado que ele passou por diversos movimentos artísticos do século passado – especialmente o dadaísmo, o surrealismo e o construtivismo. E, como distinto escultor, em suas esculturas fica evidente a sua adaptabilidade à mudança pela fluidez das formas alusivas à natureza.

As peças da coleção são inspiradas nessas obras, recebendo inclusive o nome das obras referência.

Portanto, na Coleção VI será visto o abstracionismo orgânico nas formas. Isso somado ao brilho do metal, deixa evidente a simplicidade nos detalhes e a complexidade na construção. Logo, as formas orgânicas esculturais que são belas por si, se tornam ainda mais reveladoras quando contrastadas com nossos corpos.

Como se imprimissem a dualidade do virtual-real na contradição do metal brilhante e a pele humana.

Por fim, a título de curiosidade, o número 6 no oriente tem um significado interessante de fluidez e movimento. No ocidente ele é muito associado à criação do homem. Conceitos que juntos parecem fechar perfeitamente o círculo da temática da nova coleção.

Aqui na opção Prata 925 (Sterlling Silver) com banho de ouro 18K esmalte na cor vermelha.

Bracelet made in 18K Gold Plated Sterlling Silver and red enamel.

  • A POES utiliza materiais nobres, como a prata 925  (prata de lei) – composta pela liga metálica de 92,5% Prata e 7,5% cobre e o ouro 18K e ainda pedras preciosas e semipreciosas.
  • Todas as peças são feitas à mão em prata 925 podendo, ou não, apresentar banhos de ródio ou ouro 18k, conforme indicado na descrição dos produtos.
  • A prata sofre naturalmente o processo químico de oxidação que gera a mudança de cor e textura. Este processo varia de acordo com o modo de utilização, de modo que as peças devem ser mantidas longe do contato com a água, produtos de limpeza, cosméticos, cloro e quaisquer outros produtos químicos.
  • O Banho de ouro pode ser prejudicado pelo uso de tais produtos ou ainda pela fricção.
  • As pedras naturais e pérolas podem danificar e até vir a quebrar com impactos.
  • Guardar as joias sempre em locais seco e longe do contato direto do sol.
  • Guardar e transportar as jóias separadamente, de modo que não fiquem próximas umas das outras para evitar quaisquer fricções.
  • Não utilizar produtos de limpeza, cosméticos, cloro e quaisquer outros produtos químicos.
  • Para limpeza, não usar produtos abrasivos. Apenas lustrar cuidadosamente com flanelinha seca.
  • Quedas bruscas causam danos irreparáveis ao produto

Em caso de dúvidas, atendemos prontamente pelo contato@poesjewelry.com.br, via DM no Instagram (@poesjewelry) ou pelo WhatsApp (para acessar clique no link ao lado direito inferior da página).

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